Nesse caso, o teste correto é o PCR em Tempo Real para COVID-19. Esse teste detecta o RNA do vírus na amostra de nasofaringe, e faz o diagnóstico da doença. O Teste Sorológico IgG/IgM para COVID-19 serve para verificar se uma pessoa já tem anticorpos para o novo coronavírus, mas não serve pra diagnóstico da doença ativa.
A sensibilidade do exame é variável conforme o dia da coleta em relação ao início da infecção, tipo de amostra, manifestações clínicas do paciente e qualidade pré-técnica da amostra. Em pacientes com contato há mais de 10 dias e sem sintomas, não está indicado o exame de RT PCR.
Um profissional usando EPI coleta material de nasofaringe e orofaringe com um swab (cotonete) e coloca em frasco vedado. Ao chegar no laboratório, material de RNA é extraído da amostra, e são realizados vários passos da Reação de Polimerase em Cadeia, que amplifica DNA para a detecção do material genéticoo do virus. Usam-se controles da reação para garantir confiança nos resultados. O laboratório Argos usa somente testes aprovados pela ANVISA e já chancelados pelas autoridades de sáude.
O RT-PCR detecta o material genético do vírus, se ele está presente ou não no nosso organismo. A detecção de diferentes regiões do vírus torna essa técnica extremamente sensível e específica. No teste de antígenos é possível detectar a presença do vírus (proteína) quando positivo porém, um resultado negativo só poderá ser confirmado como negativo após a testagem por RT-PCR, mesmo que a coleta seja feita por swab, por ter uma sensibilidade menor que o RT-PCR.Apesar do teste de antígeno ser uma maneira mais rápida de realizar testagem em massa para identificar pessoas que devem ser isoladas do convívio social, o RT-PCR ainda é considerado pelo CDC e pela OMS como padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, por ser o único com alta sensibilidade e especificidade.
Portanto, se você está com sintomas, se testou positivo anteriormente e quer saber se ainda está transmitindo, teve contato com alguém que testou positivo ou não apresenta sintomas e quer ter certeza de que não está infectado, deve realizar o RT-PCR.
Essa tecnologia é amplamente utilizada na testagem nos Estados Unidos e promete revolucionar a testagem rápida no estado do Ceará. O teste é feito por meio de um swab nasofaringe que é misturado com uma solução química especifica e seguida, inserida no aparelho ID Now. A tecnologia identifica e amplifica sequencias do genoma do coronavírus e apresenta resultados em poucos minutos (ate 20min). Agora você pode contar com um teste molecular rápido e preciso realizado no maior Laboratório de diagnóstico da COVID-19.